Pesquisador Da Unicamp Conversou Sobre isso água Em Marte Em 2018

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Armando Santiago Jr. passava o dia inteiro atrás da tela do pc escrevendo textos pra teu website de política. Qual A Diferença Entre Assistente E Analista De Recursos Humanos? começo de 2010, e ele defendia com unhas e dentes sua candidata presidencial, Dilma Rousseff (PT), aposta do desse jeito presidente Lula. O "companheiro Armando", como era chamado por outros blogueiros, se descrevia no Orkut como "um cidadão brasileiro indignado com a ação criminosa dos tucanos" na campanha eleitoral. Era casado, tinha cinquenta e seis anos e vivia em Poços de Caldas, Minas Gerais.


Seu blog chamava-se "Seja Mencionada Verdade" e dizia publicar "a notícia transparente". Este "Armando", entretanto, nunca existiu. Seu trabalho, segundo relatam, era alimentar o website com postagens desmentindo supostos boatos sobre isso Dilma Rousseff e anunciar textos parciais e contrários a seu principal inimigo, José Serra (PSDB), que acabou derrotado no segundo turno. A página também chegou a ter notícias falsas. E, pra disseminar seu conteúdo, o serviço acabou envolvendo a criação de perfis falsos - pelo menos 131 deles no Twitter, segundo uma lista à qual a BBC Brasil teve acesso.


Cota desses perfis, 84, ainda estão "vivos" pela rede social, mesmo que inativos, e podem ser conferidos por cada um. A empresa apontada pelos entrevistados como responsável pelo serviço é a Ahead Marketing, de Gabriel Arantes Cecílio e, pela época, também de Arnaldo Lincoln de Azevedo. Em seu web site, é descrita como uma companhia que adaptou o "marketing de guerrilha" pra realidade política.


Apresenta serviços como o de "invisible talkers" (comunicadores invisíveis), "grupo de agentes treinados que englobam mensagens em pontos estratégicos da cidade, por meio de diálogos entre eles mesmos ou com a população". Questionados por e-mail, os 2 negaram ter participado pela "realização de notícias falsas", no entanto não responderam à pergunta a respeito da criação de perfis falsos.



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Também, disseram não poder conversar se foram contratados pra atuar na campanha de Dilma Rousseff em 2010 em razão de não falam a respeito de "consumidores ou supostos clientes" (leia mais abaixo). O web site da agência informa que ela participou "dentro e fora do Brasil" de "campanhas vitoriosas pra Presidência da República, governos estaduais e de grandes capitais", sem especificar quais. Não há pela prestação de contas da campanha de 2010 de Dilma e do PT registros de pagamentos à Ahead Marketing. 234 1000, contudo, da campanha do aliado e hoje governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), a "G. Cecílio e Cia Ltda", de Gabriel Cecílio Arantes.


Pimentel concorreu ao Senado em 2010 e, no início daquele ano, foi um dos coordenadores da campanha de Dilma à Presidência. Ele também aparece nos tuítes de alguns dos perfis falsos, que publicaram mensagens favoráveis não apenas ao sendo assim candidato, como também a postulantes do PT aos governos estaduais. Vinte de setembro de 2010. A "usuária" bem como tuitava a favor de Dilma: "Programa de Dilma mostra a história de vida de uma mulher vitoriosa", escrevera um mês antes.


BBC Faculdade Do Vale Do Sapucaí , professor do departamento de Ciência e Computação da Instituição Federal de Minas Gerais (UFMG), demonstrando amargura com a "tentativa de manipulação de avaliação pública por intermédio do uso de perfis falsos" neste ano. 10 Maneiras De Aperfeiçoar A Tua Prática De Concentração , professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP, a descoberta "mostra que o Brasil tem ao menos 8 anos de 'know-how' de como fazer fakes de maneira sofisticada como estratégia organizada de campanhas políticas".


A partir de tua assessoria de imprensa, Dilma negou que tenha contratado tal serviço. Depoimentos dos entrevistados pela BBC Brasil e tuítes declaram que campanhas de políticos como Aécio Neves (PSDB-MG), desse jeito candidato à Presidência, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) teriam contratado o serviço. Os quatro ex-funcionários chegavam pra trabalhar todos os dias por volta das 10h em um apartamento em Higienópolis, bairro nobre na zona central de São Paulo, segundo relatam os entrevistados na BBC Brasil.


Bem como trabalhavam ali um diagramador e, de vez enquando, alguém de tecnologia da informação, notabilizam os entrevistados. As postagens variavam principalmente entre notícias que atacavam Serra e textos que desmentiam boatos sobre o assunto Dilma que, na data, circulavam em outros web sites, grupos de Orkut e correntes de email. O site tinha as categorias: "(Des)governo do PSDB", "Desmentindo boatos", "Partido da Imprensa Golpista" e "PSDB: Mancadas da campanha", além de outros mais.


Um exemplo de publicação que intencionava desmentir textos falsos a respeito de Dilma é uma que explica que o presidente Michel Temer (PMDB), vice pela chapa, não era satanista. Esta artigo que fazia uma compilação de links de "desmentidos de e-mails falsos sobre isto Dilma" foi bastante disseminada - obteve 70 comentários no website.